A.V.C.
A.V.C.
O que é um A.V.C.?
Um AVC é, um Acidente Vascular Cerebral, ou seja,
é uma patologia associada a alterações nos vasos do cérebro.
Estas alterações dos vasos do cérebro são de 2 tipos:
Isquémicas implicam uma redução no fluxo sanguíneo cerebral.
Esse fluxo permite transportar para o cérebro oxigénio e nutrientes essenciais ao funcionamento das células que o constituem.
Se esse fluxo é reduzido ou interrompido, as células cerebrais deixam de receber esses elementos essenciais e acabam por morrer.
Hemorrágicas correspondem a alterações da permeabilidade dos vasos sanguíneos cerebrais ou mesmo a ruptura dos mesmos.
Quando há saída de sangue desses vasos provoca a formação de um aglomerado de sangue que comprime as estruturas cerebrais, alterando o seu funcionamento.
Porque é que o AVC acontece?
Ê Depende do tipo de AVC que estamos a falar.
Ê No caso do AVC isquémico existem 2 causas principais: a trombose e a embolia. A trombose acontece quando uma artéria por qualquer razão vai ficando cada vez mais estreita e acaba por se fixar (a razão mais frequente é a aterosclerose). A embolia acontece quando algo que circula na corrente sanguínea chega a uma artéria com menor calibre e a oclui (mais frequentemente trata-se de coágulos de sangue que se formam nas artérias fora do cérebro ou no coração). Existem outras causas mas são menos frequentes e não serão discutidas aqui.
|
Ê No caso do AVC hemorrágico as 2 causas mais importantes são: traumatismo craniano e a existência de alteração das artérias, nomeadamente aneurismas, malformações artérias – venosas, mas mais frequentemente alterações causadas pela existência de hipertensão arterial.
O que é que me pode proteger de ter um A.V.C.?
Mortalidade por AVC em Portugal
Por AVC temos uma mortalidade que deve andar à volta de 190 a 200 doentes por 100 mil habitantes, em Portugal.